Cidadão

Empresa

Servidor

Assistência Social | 27/08/2025

Prefeitura promove capacitação sobre Escuta Especializada para profissionais da Rede de Proteção de Louveira

Com o objetivo de aprimorar o atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, a Prefeitura de Louveira, por meio das parcerias entre as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, realizou nos últimos dias 25 e 26, uma capacitação focada na metodologia da Escuta Especializada. O evento, sediado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu profissionais que atuam na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Sistema Único de Saúde (SUS), Educação e no sistema de garantia de direitos do município.

A iniciativa responde à necessidade de adequação à Lei Federal 13.431/17, que estabelece uma nova estrutura para a proteção  de crianças e adolescentes vítimas de violência  no Brasil. A lei determina que o atendimento seja conduzido por profissionais qualificados, capazes de realizar uma abordagem humanizada e segura, evitando que as vítimas tenham que reviver o trauma da violência, processo conhecido como revitimização.

O crescente número de casos de violência contra crianças e adolescentes exige uma resposta qualificada e um atendimento diferenciado por parte do poder público. A capacitação buscou justamente fornecer as ferramentas e os conhecimentos necessários para que os profissionais possam conduzir entrevistas de forma a proteger a saúde física e mental das crianças e adolescentes, garantindo seus direitos fundamentais. 

A escuta especializada é um procedimento de entrevista que se limita a coletar o relato estritamente necessário para garantir a proteção da vítima, sendo uma peça-chave no trabalho da rede de assistência social, saúde e educação. O principal objetivo é assegurar o acesso a cuidados, proteção e direitos, sem a finalidade de produzir provas, mas sim de compreender o contexto para um acompanhamento eficaz.

Este treinamento reforça o compromisso da gestão municipal de Louveira com a proteção integral da infância e da adolescência, em conformidade com as diretrizes nacionais e o Estatuto da Criança e do Adolescente. A qualificação contínua dos profissionais é um pilar essencial para a construção de uma rede de proteção mais forte e eficiente no município.