Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 07/05/2025

Prefeitura realiza evento sobre o Dia de Luta Antimanicomial e Dia de Combate à Exploração Sexual Infantil no próximo dia 18

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Louveira em parceria com o Coletivo Lumina, Fundação Poder Jovem, entre outros, realizará uma ação do Dia de Luta Antimanicomial e Dia de Combate à Exploração Sexual Infantil, no dia 18 de Maio (domingo), a partir das 14h, na Estação Ferroviária de Louveira.

O evento contará com Feira de Economia Solidária, Teatro do Oprimido, Cine Debate “Histórias Vividas – uma luta contra a Aids”, oficinas de arte e construção de cartazes.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
14h às 18h - Feira de Economia Popular Solidária - coordenação Jaqueline  Lima Oliveira 
14h às 15h30 - Oficina corpo gênero e sexualidade - Teatro do Oprimido com a atriz e psicóloga  Sandra Vilchez 
15h30 às 17h45 - Cine Debate "Histórias Vividas - uma luta contra a Aids" com enfoque na promoção de saúde mental para todos com uso dos dispositivos artísticos - Coordenação psicóloga e psicanalista  Lurdes Munhoz 


O Dia de Luta Antimanicomial e o Dia de Combate à Exploração Sexual Infantil são ambos comemorados em 18 de maio, com o Dia de Combate à Exploração Sexual Infantil também conhecido como "Maio Laranja". 
O Dia de Luta Antimanicomial celebra a Reforma Psiquiátrica e a promoção de um tratamento mais humano e humanizado para os pacientes com transtornos mentais, que passaram a ter direito a um tratamento mais digno e com foco na recuperação e na reintegração social. 

O Dia de Combate à Exploração Sexual Infantil busca conscientizar e mobilizar a sociedade contra a violência sexual contra crianças e adolescentes, estimular a prevenção e o enfrentamento desse problema. 
A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma grave violação dos direitos humanos, com consequências devastadoras para a vida dos indivíduos e para a sociedade como um todo. 
A data de 18 de maio foi escolhida em memória da menina Araceli Crespo, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.