Cidadão

Empresa

Servidor

Segurança | 26/08/2025

RISCO DAS QUEIMADAS: Alerta máximo diante de clima extremamente seco e baixa umidade do ar

Na noite do último dia 24 (domingo), na Rua Francisco Pereira Dutra Bairro Estiva, a Brigada Municipal de Combate a Incêndio foi acionada devido vários focos de incêndio, no qual foi necessário utilizar um caminhão pipa com capacidade de 10 mil litros de água para conter as chamas. A ocorrência teve a participação dos agentes Cláudio e Rodrigo. De acordo com o registro da ocorrência, não teve registro de pessoas enfermas, desabrigadas, desalojadas, feridas e mortas, somente danos ambientais. 

A Prefeitura de Louveira, por meio das Secretarias de Segurança e Meio Ambiente, reforçam que devido às condições climáticas, que mantém para os próximos 15 dias a falta de chuva, a permanência de ar seco e poluído, e altas temperaturas durante o dia, a Devesa Civil de Louveira segue em alerta para atender as possíveis situações de queimadas. 

As equipes de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Louveira permanecem de prontidão e monitoram a cidade pelo Sistema da Estação Meteorológica, que oferece os dados em tempo real sobre o clima: temperatura, umidade, sensação térmica, índice UV do sol, velocidade do vento e acúmulos de chuva.

Confira abaixo alguns cuidados que você pode tomar para prevenir a sua saúde e evitar queimadas:
* Não jogar lixo ou entulhos em terrenos baldios ou à margem de rodovias
* Não descartar bitucas de cigarro pela janela do veículo
* Evitar usar fogo para limpar terrenos ou queimar lixo
* Descartar cigarros, fósforos e outros materiais inflamáveis em local apropriado
* Manter lotes limpos
* Não soltar fogos de artifícios nem fazer fogueiras

É crucial lembrar que em Louveira vigora a LEI MUNICIPAL nº 2.414, de março de 2015, que proíbe terminantemente a prática de queimadas, estabelecendo sanções para os infratores. A legislação reforça que atear fogo em vegetação, especialmente sob as condições climáticas atuais, não é apenas uma atitude irresponsável, mas também um crime ambiental de graves proporções.

Ao presenciar um foco de incêndio, por menor que seja, não hesite. Afaste-se do local e acione imediatamente a Guarda Municipal pelo 153 (3878-1512), pois uma equipe do patrulhamento pode ser deslocada rapidamente ao local e verificar as condições do fogo, e havendo a necessidade, é acionado o Corpo de Bombeiros (193) e/ou a Brigada de Incêndio Municipal.